A Opera lançou recentemente a versão beta para Android e iOS de seu navegador para o público gamer, o Opera GX. Na alternativa para dispositivos móveis, o browser foi batizado de Opera GX Mobile e traz como diferencial recursos para este público como botão de ação rápida (FAB), sincronização de experiência entre PC e mobile, além de notícias dedicadas ao segmento.

A principal vantagem para o gamer é o Flow: por meio de leitura de QR code, o usuário sincroniza o PC com o handset, desse modo é possível compartilhar orientações, tutoriais e construções de personagens entre dispositivos.

No app, o usuário ainda pode escolher a navegação padrão ou com o FAB, que permite navegar na web usando apenas uma mão. O browser tem o GX Corner, uma área que fica entre a barra de pesquisa e a discagem rápida com informações relevantes, como calendário de lançamentos e promoções de jogos.

A versão para desktops, chamada Opera GX, foi lançado em junho de 2019 e tem atualmente 9 milhões de usuários ativos mensais.

Como instalar

O Opera GX Mobile não está nas lojas de apps. Para baixar a versão Android clique neste link e baixe o arquivo .apk. É preciso habilitar a instalação de applicativos desconhecidos do navegador que baixou o arquivo, como o Chrome. No dispositivo da Apple, o usuário deve instalar o aplicativo TestFlight (iOS) antes de baixar o browser neste link.

Os links para downloads do Opera GX Mobile no iOS e Android foram fornecidos pela companhia.