A estratégia da Nokia em modificar fortemente o Android para os smartphones X, X+ e XL ganha mais um elemento importante: o navegador Opera. Uma parceria da fabricante finlandesa com a Opera Software, anunciada na semana passada durante a Mobile World Congress, em Barcelona, visa incluir pré-instalado o aplicativo nos aparelhos da marca.

Não está claro se os dispositivos terão o Opera como navegador padrão. A julgar pelos modelos exibidos durante no evento na Espanha, haverá um navegador próprio da Nokia também, já que os ícones de Internet e do app do Opera conviviam no mesmo aparelho em demonstração. Até o final da tarde desta quinta-feira, 6, as assessorias da Opera, Nokia e Microsoft não souberam informar mais detalhes do acordo.

A Nokia mostrou uma interface fortemente modificada do Android, inclusive com direcionamento para uma loja própria de aplicativos. Nenhum dos apps tradicionais do Google vem pré-instalado nos aparelhos.

Além disso, o navegador Opera é baseado no motor (engine) de renderização do próprio Chrome, o Blink. A maior característica do aplicativo nos dispositivos móveis, entretanto, é seu recurso de compressão de dados, que permite carregar páginas mais rapidamente em redes móveis de baixa velocidade – artifício útil especialmente em mercados em desenvolvimento, que serão o público-alvo da Nokia com esses dispositivos.