A Claro está colaborando com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para definir os locais de vertiportos, uma infraestrutura que é necessária para abarcar as aeronaves elétricas (eVTOL, uma espécie de carro voador) com pouso e decolagem vertical para transportes de passageiros.
Durante o MobiXD 2025, evento organizado por Mobile Time em São Paulo na última terça-feira, 20, o head de data e analytics da operadora, João Del Nero, confirmou que a companhia está ajudando o regulador com dados do Claro Geodata.
Em abril, a Anac aprovou testes de locais de vertiportos com duas empresas (Vertimob e PAX Aeroportos) dentro de seu sandbox regulatório para eVTOLs. De acordo com o regulador, os espaços terão:
- Infraestruturas físicas para embarque e desembarque de passageiros;
- Sistema de combate a incêndio;
- Espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio;
- Requisitos de ruído aeronáutico e de segurança operacional;
- Controle de acesso apropriado.
No Brasil, a Eve Air Mobility colabora com o sandbox que durará dois anos. A companhia é controlada pela Embraer e tem uma fábrica de produção de eVTOLs em Taubaté, cidade a 132 quilômetros da capital paulista. A ideia é que esses veículos produzam menos CO² que helicópteros e transportem usuários em curtas distâncias (até 100 km).
Claro Geodata

Reprodução de eVTOL em um vertiporto (crédito: Anac)
Importante lembrar, o serviço da Claro Geodata tem cinco anos de existência e permite saber quantas pessoas passaram por um determinado local em um certo período. Atualmente, os principais clientes desta solução são as secretarias de turismo de Gramado, São Paulo e Rio de Janeiro.
Outro projeto que a operadora está atuando com sua solução de dados é para o túnel submerso que será implementado entre Santos e Guarujá, no litoral sul paulista, revelou Del Nero.
Imagem principal: João Del Nero, head de data e analytics na Claro (crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)