A  Acision lançou nesta quinta-feira, 21, um relatório sobre os hábitos dos consumidores norte-americanos em relação a mensagens de texto (SMS). Entitulada “Abraçando a Oportunidade em Mensagens Móveis”, a pesquisa mostra que, apesar da proliferação dos serviços de mensagem instantânea, o SMS ainda é a opção preferencial de 91% dos entrevistados.

Entre as três principais razões para o uso de SMS, os proprietários de smartphones citaram os recursos básicos do serviço como a principal atrativo: velocidade de entrega (47%), alcance (43%) e confiabilidade (38%). Nesse sentido, 45% dos proprietários de smartphones norte-americanos disseram que se sentiriam perdidos sem o serviço.

Os cinco serviços OTT (Over the Top, entrega de conteúdo em dispositivos conectados via internet) mais populares entre usuários de smartphones incluem Facebook (37%), Skype (17%), Twitter (17%), Apple iMessage (11%) e Blackberry Messenger (10%). Entre as três principais razões para usar os serviços de mensagens OTT estão os recursos avançados: compartilhamento de conteúdo (28%), velocidade (27%) e funcionamento em vários dispositivos (25%).

Segundo a pesquisa, os dados demonstram que, embora os serviços de mensagens OTT estejam aumentando o tráfego de mensagens, “eles não podem ser considerados substitutos para mensagens de texto”. Desta forma, os serviços SMS e os aplicativos OTT coexistiriam, uma vez que os consumidores usam canais de mensagem diversos dependendo do tipo de mensagem que querem enviar e para qual audiência.

A pesquisa “Abraçando a Oportunidade em Mensagens Móveis” foi realizada em janeiro de 2012, utilizando uma amostra representativa de 1.000 consumidores acima de 18 anos.