As mensagens de texto podem estar substituindo as ligações telefônicas como principal forma de comunicação à distância no Reino Unido, segundo demonstra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 18, pela agência reguladora de comunicações do Reino Unido (Ofcom). Enquanto 58% dos entrevistados disseram mandar ao menos uma mensagem de texto por dia, apenas 47% disseram fazer ligações diariamente.

Essa tendência é puxada pelas camadas mais jovens da população. Segundo a pesquisa, 96% dos jovens britânicos entre 16 e 24 anos usam algum tipo de mensagem baseada em texto para se comunicar com os amigos e a família: 90% disseram usar SMS e 73% afirmaram enviar mensagens em redes sociais.

A média semanal de mensagens enviadas por usuários ingleses no ano de 2011 foi de 50 mensagens, enquanto o número de ligações realizadas caiu 1% (em ligações móveis) e 10% (em ligações fixas) em relação ao ano anterior. No total, as mensagens de texto enviadas em 2011 chegaram ao recorde histórico de 150 bilhões. Já o tempo dos britânicos ao telefone caiu em 5% no mesmo período.

Essa mudança está em linha com a importância que vem sendo adquirida por devices móveis na vida cotidiana dos britânicos. Segundo o Ofcom, cerca de 39% dos adultos do país declararam possuir um smartphone (alta de 12% em relação a 2010) e, dentre estes, 42% consideram-no como principal dispositivo para acesso à internet. A difusão dos tablets também aumentou: 11% dos ingleses têm o aparelho.