Segundo estudo da firma de pesquisa Analysys Mason, os donos de smartphone com idades entre 18 e 34 anos usam seus dispositivos de forma bastante diferente comparados ao resto da população. A pesquisa  de 2013 “O Consumidor Conectado: voz e mensagem” afirma que mais de 40% dos respondentes abaixo de 35 anos usam mensagens baseadas em IP e 91% utilizam SMS.

O uso de mensagens baseadas em IP pelas pessoas acima de 65 anos consiste em 20%, enquanto o SMS, 67%. O estudo foi feito online com 6610 consumidores acima de 18 anos na França, Alemanha, Polônia, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Em relação ao VoIP, o relatório mostra que o uso se mantém limitado e ainda não existem condições que mostrem que esse serviço seja adotado em massa. Novamente, os entrevistados abaixo de 35 anos são os que mais usam VoIP.

Por último, a pesquisa afirma que nos próximos anos, a experiência do usuário se tornará cada vez mais centrada em dados. A ideia de ter mais dados é um fator mais importante para o grupo de 18 a 34 anos do que ter mais mensagens ou mais voz, enquanto este último é o maior fator para as outras idades.