A hashtag #vemprarua, que virou símbolo das manifestações das últimas semanas, superou nesta sexta-feira, 21, a marca de meio milhão de imagens no Instagram. À tarde, eram mais de 540 mil fotos classificadas com essa tag, com imagens dos manifestantes Brasil afora. O Mobli, concorrente do Instagram, reigstrava 5.850 fotos com a mesma hashtag ao fim da tarde desta sexta.

Análise

Se as redes sociais na web tradicional serviram de instrumento para a convocação dos protestos, os celulares foram a ferramenta para o envio e busca de informações pelos manifestantes, durante os atos. É verdade que em boa parte do trajeto das passeatas a rede celular ficou congestionada, dificultando a comunicação de voz e dados, tal como acontece em qualquer evento com grande número de pessoas, como jogos de futebol, carnaval, virada do ano etc. Por isso, o envio de mensagens e fotos se deu principalmente na concentração das manifestações e depois, durante a dispersão dos manifestantes.

No protesto de quinta-feira, 20, no Rio de Janeiro, o acesso a informações pelas redes sociais através do celular (especialmente o Twitter) e a troca de mensagens de texto em grupos de WhatsApp ou mesmo por SMS foram fundamentais para manifestantes definirem a melhor estratégia para a volta às suas casas, já que houve muitos casos de violência nas ruas da cidade.