A tecnologia de digitalização de documentos pessoais deve ganhar uma nova etapa em breve. A HID, empresa de solução de segurança digital, lançou recentemente uma plataforma que permitirá aos cidadãos portarem passaporte, documentos de identidade ou carteira de motorista em seus smartphones.

Baseado na tecnologia Seos, a companhia possui um sistema de criptografia ponta a ponta com funcionamento similar à tokenização bancária, que gera uma nova chave a cada acesso. O sistema possui duas partes: interface do usuário no handset e uma plataforma web para administração das credenciais.

Com projetos de digitalização realizados com o órgão de vistos dos Estados Unidos (Green Card), sistema de emissão passaportes da Irlanda e da identidade nacional em Angola, a companhia mira em uma escala global de seu serviço, com foco especial nos países em desenvolvimento.

“Mercados mais maduros têm a possibilidade de usar essa tecnologia com mais facilidade, mas não são tão abertos. Precisa de bastante diálogo”, afirmou Rogério Coradini, diretor de vendas da HID no Brasil. “Em mercados emergentes é mais rápida a adoção, pois são mais abertos às novas tecnologias”.

Ainda assim, o executivo não vê o documento digital substituindo os documentos de papel em breve. Para ele, os governos ainda precisam amadurecer a ideia e o mercado precisa evoluir e trazer mais segurança e confiabilidade.

No Brasil, Coradini estima que para uma adoção em larga escala da tecnologia por parte do governo demoraria no mínimo cinco anos, com dois anos para preparar o projetos e os demais para implementação.

Mercado corporativo

Além da tecnologia para documentos governamentais, a HID dispõe de um modo similar para empresas. Existente desde o ano passado no Brasil, o sistema já está em uso em algumas universidades brasileiras para acesso ao campus, locação de livros na biblioteca e até m-payment por meio de handsets.

Outro cliente da tecnologia é a Procuradoria Geral do Trabalho, que permite acesso dos funcionários para áreas do prédio ao conferir suas credenciais nos terminais de acesso com as telas de seus smartphones. Para a liberação de acesso, é adotado um app com comunicação por NFC ou Bluetooth.

De acordo com Coradini, o app ainda pode ser usado para uma pessoa entrar no quarto de hotel, estacionamento de sua firma, entrar em sua casa ou para acessar documentos na nuvem. Para este último, a HID Global firmou parceria com a Microsoft para sua plataforma suportar a autenticação no serviço de computação na nuvem Azure.