A HID, empresa especializada em tecnologias de identificação, disponibiliza no mercado brasileiro uma solução de cartão virtual embutido em smartphones Android para acesso seguro a documentos do Office365. A chamada "ActivID Tap Authentication" utiliza a comunicação por aproximação (NFC) para transmitir a chave de identificação do usuário. É preciso, portanto, que haja um leitor de NFC conectado ao computador no qual se fará o acesso ao documento em questão. Trata-se, na prática, de uma solução para substituir as senhas de acesso a documentos confidenciais.

As empresas contratantes gerenciam através da web a distribuição dos cartões virtuais para os smartphones dos funcionários. Pelo painel na Internet, é possível cancelar chaves antigas e gerar novas. A HID cobra uma licença anual pelo uso da solução.

"A vantagem é a simplicidade para o usuário, que não precisa memorizar uma senha, nem carregar um token. Ele usa o celular, que está consigo o tempo todo", explica Rogério Coradini, diretor de vendas da HID. Ele reconhece que inicialmente o foco está em grandes corporações que requeiram maior segurança no acesso a seus documentos, mas como comodidade para os funcionários. Contudo, no futuro, com ganho de escala, a solução poderá se estender a empresas menores.

A HID está estudando a extensão dessa solução para o acesso a outros softwares ou tipos de documentos. "Acreditamos muito no potencial desse produto, já que várias soluções estão migrando para o celular. O smartphone será uma ferramenta cada vez mais importante no dia a dia corporativo", resume Coradini.