O fraco desempenho da economia mundial e a guerra na Ucrânia levaram a Ericsson a refazer suas projeções para a base mundial de conexões 5G ao fim deste ano. Na nova edição do Ericsson Mobility Report, a empresa reduziu a estimativa em aproximadamente 100 milhões, e agora espera que haja globalmente 1 bilhão de conexões ativas de quinta geração em dezembro deste ano. No momento são 620 milhões.

Por outro lado, as projeções para o 5G ao fim de 2027 não mudaram. Em números absolutos, a Ericsson prevê que haverá 4,4 bilhões de conexões 5G daqui a cinco anos, que vão responder por 48% do total de conexões móveis no mundo, tornando-se a principal tecnologia de comunicação celular. O 5G é também o padrão de telefonia móvel com mais rápida adoção na história dessa tecnologia, atingindo seu primeiro bilhão em apenas dois anos.

Hoje existem 210 redes de 5G lançadas comercialmente no mundo, sendo 20 delas no padrão standalone, o mesmo exigido pela Anatel para as operadoras brasileiras.

Os principais serviços de 5G oferecidos pelas operadoras até o momento, segundo a Ericsson, são banda larga fixa sem fio (FWA, na sigla em inglês), serviços de realidade virtual e aumentada, banda larga móvel melhorada (ou eMBB, na sigla em inglês), e soluções de indústria 4.0 ou “smart factory”.

Base mundial

A projeção do total de conexões móveis em 2027, somando todas as tecnologias, foi ajustada com um leve aumento pela Ericsson, passando de 8,9 bilhões para 9,1 bilhões. Ao fim do ano passado havia 8,2 bilhões.

O 4G deve seguir crescendo neste ano e atingir um pico de 5 bilhões de conexões em dezembro de 2022, mas depois começará a cair, baixando para 3,5 bilhões em 2027.