Tradição nas ruas de Nova York, os caminhões-restaurantes também começam a ganhar força no Brasil desde maio deste ano, quando foram regulamentados pela prefeitura de São Paulo. Lançado no mesmo mês, o Food Truck nas Ruas é um aplicativo, para Android e iOS (iPhone e iPad), além do site para computadores, que promete facilitar a localização desses caminhões. O serviço conta com informações sobre carros de comidas de rua nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e em breve deverá ser disponibilizado também para Salvador, Belo Horizonte e Brasília.

A vantagem de usar o aplicativo móvel é a possibilidade de usar o mapa integrado (do Google) com os pontos exatos onde estão os caminhões. Usando a localização, ele exibe opções da cidade inteira, e não apenas uma área restrita aos caminhões mais próximos.

Se o usuário clica na opção "Food Trucks", ele é direcionado para uma tela na qual se escolhe as cidades possíveis e depois a lista de restaurantes móveis e suas respectivas informações, como cardápio e itinerário. O modelo de negócios é baseado em uma taxa mensal de até R$ 90 cobrada para a manutenção desses hotsites, que são atualizados semanalmente com informações de onde estão os carros e com o cardápio.

O Guia Food Truck nas Ruas foi concebido pelas publicitárias Carla Somose e Kelly Ferreira. A identidade visual e criação das campanhas do guia foram feitas pela agência Recriativi, na qual elas são sócias. O app está disponível gratuitamente na Google Play e na App Store da Apple.