O Google apresentou uma nova tecnologia de aprendizagem automática (machine learning)  para facilitar a leitura dos fãs de quadrinhos e deixar mais interativo e dinâmico o relacionamento desta mídia. É a Bubble Zoom, uma ferramenta que automaticamente identifica e expande cada nuvem de texto disponível para leitura na página.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, 21, pela empresa durante a edição 2016 da San Diego Comic-Con, um dos principais eventos de cultura geek e nerd do mundo. A nova função visa ajudar os leitores a segurar seus dispositivos apenas uma mão para ler a publicação. Com o Bubble Zoom basta o usuário clicar uma única vez na tela do seu tablet ou smartphone para ativá-lo.

A tecnologia já está disponível na atualização do Google Play Livros (Android). Inicialmente funcionando apenas para quadrinhos da editoras DC e Marvel, os usuários ainda têm a opção de receber 50% de desconto na compra ao adicionar o código promocional “SDCC2016”.

O Bubble Zoom surge pouco mais de nove meses após outra atualização que melhorou a visualização em paisagem (horizontal) dos quadrinhos digitais em dispositivos móveis.