A Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática) entrou na Justiça para tentar reverter a suspensão das atividades de telemarketing de 180 empresas. A ação foi em conjunto com a Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas).

A entidade entrou com um mandado de segurança coletivo por entender que essas empresas não infringiram nenhuma lei. A presidente da Feninfra, Vivien Suruagy, acredita que a decisão foi “arbitrária e totalmente desproporcional”, de acordo com um comunicado publicado no site da federação.

Suruagy explicou ainda que a Feninfra está se mobilizando para evitar que essas empresas iniciem demissões enquanto esperam uma decisão da Justiça.

As 180 empresas foram proibidas pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) de realizarem atividades de telemarketing ativo. Em caso de descumprimento, as multas podem ser de R$ 1 mil por dia, e chegar a R$ 13 milhões para cada companhia.