O chef Elzio Callefi prepara uma receita guiado pelo cootop conectado Guru, da Tramontina, em demonstração no Rio de Janeiro (Crédito: Fernando Paiva)

Entre a ideia trazida em uma reunião do conselho de administração e o lançamento no Brasil foram seis anos de projeto, sendo um ano e oito meses testando receitas e gravando vídeos, cada prato preparado pelo menos 30 vezes. Todo esse esmero foi dedicado pela Tramontina ao desenvolvimento do Guru, seu cooktop conectado. Não é para menos: trata-se do primeiro produto de Internet das Coisas da centenária empresa gaúcha e com o qual pretende entrar no mercado norte-americano a partir do começo do ano que vem.

“Nossos produtos não tinham sensores, nem eram ‘smart’. Seis anos atrás o conselho de administração lançou o desafio de buscarmos um produto mais conectado. Foi um grande desafio para uma empresa que sabia fazer muito bem coisas simples, como panelas inox. Mas a panela não fala, não se conecta com a Internet”, relembra Felipe Lazzari, diretor comercial da Tramontina.

O Guru é um cooktop portátil que esquenta por indução, sendo alimentado por eletricidade, não gás. Essa tecnologia aproveita melhor o calor que gera e consegue cozinha as refeições em menos tempo. O grande diferencial do Guru frente a outros cooktops do mercado é o fato de se conectar por Bluetooth com um aplicativo homônimo (Android, iOS) através do qual o usuário é guiado na execução de receitas.

“É um curso de culinária na sua casa, guiado a partir de um app. Com o cooktop conectado, o usuário segue um passo a passo, com controle de peso, tempo e temperatura, os três pilares da cozinha. Vale para quem está começando, mas também para quem quer aumentar seu repertório. E até mesmo profissionais da cozinha estão gostando de usar”, explica o chef Elzio Callefi, responsável pelas mais de 200 receitas contidas no app. 

O primeiro passo consiste em escolher uma receita pelo aplicativo. É possível buscar por tipo de comida (massas, carnes vermelhas, frutos do mar etc) e aplicar filtros diversos, como dificuldade, tempo de preparo, calorias etc. O usuário também escolhe quantas porções pretende fazer (para uma ou duas pessoas, por exemplo) e outros detalhes dependendo do prato, como o ponto da carne. Tudo isso altera a receita automaticamente, mudando quantidade de ingredientes e tempo de preparo.

Uma vez definido o prato, o cozinheiro inicia o preparo seguindo no app as instruções, que são exibidas por escrito na tela ou ditadas, além de contar com o auxílio de vídeos. O cooktop tem uma balança embutida e um sensor de temperatura. Desta forma, avisa ao app, em tempo real, o percentual da quantidade prevista para cada ingrediente conforme o cozinheiro vai botando na panela ou frigideira. Se puser mais do que o previsto na receita, o Guru alerta e pergunta se a pessoa quer seguir em frente assim mesmo. Também informa quando está na temperatura correta para cada etapa de preparação e cronometra seu tempo, tudo devidamente comunicado pelo app. Também é possível controlar o cooktop pelo smartphone, como um controle remoto.

O chef fez uma demonstração com o cooktop para jornalistas na loja da Tramontina no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 21. Depois convidou dois voluntários da plateia para fazerem um risoto e um medalhão de filé mignon com molho de cogumelos. A ideia é justamente que pessoas sem experiência na cozinha consigam executar as receitas do Guru.

O cooktop Guru está sendo vendido a R$ 2.099 nas lojas da Tramontina e de varejistas parceiros, como a Fast Shop. 

EUA

O cooktop Guru é um produto patenteado pela Tramontina. Segundo a empresa, há outros cooktops conectados no mundo, mas nenhum com as mesmas características avançadas do seu modelo. Por isso, a fabricante brasileira pretende levá-lo para o mercado norte-americano a partir do começo de 2023.

A Tramontina foi fundada em 1911 na cidade de Carlos Barbosa/RS para a produção de canivetes. Hoje tem nove unidades fabris espalhadas pelo Brasil e fabrica mais de 20 mil produtos.