Cerca de metade dos principais candidatos a governador nos maiores colégios eleitorais do Brasil adaptaram seus sites oficiais de campanha para visualização em dispositivos móveis. É o que aponta o levantamento feito por MOBILE TIME, que analisou os sites dos três candidatos que lideram as pesquisas mais recentes de intenção de voto nos dez maiores colégios eleitorais do País e no Distrito Federal. Dos 33 candidatos pesquisados, 16 têm sites de campanha totalmente ou parcialmente adaptados (veja tabela abaixo).

O destaque ficou com São Paulo. Justamente o maior colégio eleitoral do País, com 32 milhões de eleitores, é o único em que os três líderes nas pesquisas possuem sites móveis: Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT). Entre os partidos, aquele com maior quantidade de sites móveis totalmente adaptados constatados nesse levantamento é o PMDB, com três (Skaf, em São Paulo; Pezão, no Rio de Janeiro; e Sartori, no Rio Grande do Sul).

Os sites móveis são, em geral, espelhos dos sites web, mas devidamente redimensionados e rediagramados para se tornarem legíveis e de fácil navegação em dispositivos móveis. Em alguns casos, são cortadas seções de menor relevância e destacadas aquelas mais interessantes para o eleitor nas ruas, como a agenda atualizada do candidato e suas últimas notícias.

Problemas

Em alguns sites móveis, contudo, o trabalho foi feito pela metade. É o caso do site do candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa. A primeira página está otimizada para mobile, mas as seguintes não. Ao clicar na expansão das notícias, elas não cabem dentro da tela do telefone. Além disso, há links em flash que não abrem no celular.

No site de Tarso Genro, que tenta a reeleição no Rio Grande do Sul pelo PT, a estrutura foi readaptada para mobile, mas várias imagens utilizadas contêm letras pequenas, tornando difícil a leitura na tela do aparelho.

Na página da campanha de Requião, candidato do PMDB no Paraná, a primeira página está devidamente adaptada, mas vários dos links internos não abrem.

Por sua vez, o site de Paulo Bauer, candidato ao governo de Santa Catarina pelo PSDB, contém no alto imagens que não foram redimensionadas para mobile, aparecendo cortadas. Mas todo o resto do site está adaptado.

Sem site

Dos 17 candidatos restantes pesquisados, 12 possuem site sem qualquer otimização para celular. Ou seja, quando aberta a página em um dispositivo móvel, o conteúdo aparece em miniatura, dificultando a leitura e a navegação.

Não foram encontrados sites de campanha de cinco candidatos. Ou ainda serão lançados nas próximas semanas, ou as equipes de marketing optaram por trabalhar com outras ferramentas digitais, como as redes sociais Facebook e Twitter, que, neste caso, são otimizadas para leitura em telefones celulares.

Análise

Em um país com mais de 275 milhões de linhas celulares em serviço, onde uma parte significativa da população acessa a Internet exclusivamente através de dispositivos móveis, a campanha eleitoral, inevitavelmente, passa pela telinha desses aparelhos. A adaptação do site móvel democratiza a visualização do conteúdo digital dos candidatos. O custo, porém, ainda pode ser um obstáculo, além do próprio desconhecimento por parte das equipes de marketing dos candidatos, que nem sempre se lembram de solicitar a adaptação móvel aos programadores.

Sites dos três principais candidatos segundo a pesquisa eleitoral mais recente nos 10 maiores colégios eleitorais mais Distrito Federal:

Estado

Candidato

Partido

Site

Mobile

SP

Geraldo Alckmin

PSDB

www.alckmin45.com.br

Sim

SP

Paulo Skaf

PMDB

www.skaf15.com.br

Sim

SP

Alexandre Padilha

PT

www.padilha13.pt

Sim

MG

Fernando Pimentel

PT

www.fernandopimentel.com.br

Não

MG

Pimenta da Veiga

PSDB

www.pimentadaveiga45.com.br

Não

MG

Tarcísio Delgado

PSB

Não encontrado

Não

RJ

Garotinho

PR

www.governadorgarotinho.com.br

Não

RJ

Marcelo Crivella

PRB

www.crivella10.com.br

Sim

RJ

Pezão

PMDB

www.pezao15.com.br

Sim

BA

Paulo Souto

DEM

www.paulosouto.com.br

Sim

BA

Rui Costa

PT

www.rui13.com

Sim*

BA

Lídice da Mata

PSB

www.lidice40.com.br

Não

RS

Ana Amélia

PP

www.anaamelialemos.com.br

Sim

RS

Tarso Genro

PT

www.tarso13.com.br

Sim**

RS

José Ivo Sartori

PMDB

www.redesartori.com.br

Sim

PR

Beto Richa

PSDB

www.betoricha.com.br

Não

PR

Requião

PMDB

www.requiaopmdb.com.br

Sim***

PR

Gleisi Hoffmann

PT

www.gleisi13.com.br

Não

PE

Armando Monteiro

PTB

www.armandogovernador14.com.br

Não

PE

Paulo Câmara

PSB

www.paulocamara40.com

Sim

PE

Zé Gomes

PSOL

Não encontrado

Não

CE

Eunício

PMDB

www.eunicio.com.br

Não

CE

Camilo

PT

www.camilogovernador

Sim

CE

Eliane Novaes

PSB

Não encontrado

Não

PA

Helder Barbalho

PMDB

www.helder15governador.com.br

Não

PA

Simão Jatene

PSDB

www.jatene45.com.br

Sim

PA

Marco Antonio

PCB

Não encontrado

Não

SC

Raimundo Colombo

PSD

www.raimundocolombo55.com.br

Não

SC

Paulo Bauer

PSDB

www.paulobauer45.com.br

Sim****

SC

Claudio Vignatti

PT

Não encontrado

Não

DF

José Roberto Arruda

PR

www.arruda22.com.br

Não

DF

Agnelo Queiroz

PT

www.agnelo13.com.br

Não

DF

Rodrigo Rollemberg

PSB

www.rollemberg40.com.br

Sim

OBS.: Lista feita em ordem decrescente por tamanho do colégio eleitoral e incluindo apenas os três candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de votos mais recente.

*A primeira página do site de Rui Costa está otimizada para mobile, mas as seguintes não. Ao clicar na expansão das notícias, elas não cabem dentro da tela do celular. Além disso, há links em flash para vídeos, que não abrem no celular.

** A estrutura do site é readaptada quando este é aberto em mobile, mas várias imagens utilizadas contêm letras pequenas, tornando difícil a leitura na tela do aparelho.

*** A primeira página está devidamente adaptada, mas vários dos links internos não abrem.

**** Está adaptado, à exceção das imagens no topo da primeira página, que não foram formatadas para o tamanho da tela e aparecem cortadas.