O programa eleitoral na TV começou a ser veiculado esta semana. Nele, os candidatos têm a oportunidade de apresentar suas propostas, destacar suas qualidades ou apontar os defeitos dos adversários. Mas é na Internet que a campanha pega fogo de verdade, reverberando entre eleitores as notícias sobre os candidatos e as declarações destes na imprensa. Boa parte do conteúdo espalhado pelas redes sociais é criado pelas equipes de marketing digital dos políticos e publicado primeiro em seus sites ou em suas páginas oficiais no Facebook e Twitter. Nas eleições deste ano, é esperado que o celular tenha um papel relevante nesse processo de distribuição de informações. Porém, poucos candidatos se prepararam para isso. Dos 11 políticos que concorrem à presidência, nove possuem sites na web dos quais apenas três estão adaptados para visualização em celulares. São os sites de Dilma Rousseff (PT), Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).

Dentre os três presidenciáveis que lideram as pesquisas, apenas a equipe de Dilma teve o cuidado de montar um site móvel. Quem acessa o endereço oficial (www.dilma.com.br) pelo celular é redirecionado automaticamente para a versão móvel (m.dilma.com.br). Nela, são exibidas as mesmas notícias presentes a versão desktop, mas redimensionadas a rediagramadas para a tela diminuta do telefone celular. Todos os textos contêm links para rápido compartilhamento via Facebook, Twitter e Google+. Os programas de TV e de rádio da presidente são acessíveis pelo celular, por meio de integração com YouTube e Soundcloud, respectivamente. É possível também baixar o ringotne e o jingle da campanha. Além disso, está disponível seu programa de governo e a lista de diretórios estaduais.

Os sites dos outros dois principais candidatos à presidência, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), aparecem miniaturizados quando abertos no celular, o que dificulta a leitura e a navegação. Cabe ressaltar que o site de Marina entrou no ar apenas na noite da última quinta-feira, 21, devido à mudança na chapa após o falecimento de Eduardo Campos.

Luciana e Fidelix

O site de Luciana Genro (PSOL), por sua vez, também está todo adaptado para dispositivos móveis, organizando as notícias em uma coluna única, e com fonte em tamanho adequado para o tamanho da tela. A agenda da candidata aparece em destaque, logo após a segunda notícia. A biografia e o programa de governo de Luciana, assim como dicas de participação para os apoiadores, possuem seções à parte. Merece destaque a existência de uma área para doações financeiras de pessoas físicas à campanha via cartão de crédito, devidamente adaptada para dispositivos móveis.

Por fim, o site de Levy Fidelix (PRTB) no celular traz os principais vídeos e notícias publicados no site web organizados em uma coluna única. Matérias de jornal sobre o candidato também são exibidas, mas em formato de imagem, com letras pequenas, o que obriga o usuário a ampliar com os dedos.

Governadores

MOBILE TIME fez esta semana também um levantamento entre os sites dos principais candidatos a governador nos dez maiores colégios eleitorais do País e Distrito Federal. De 33 candidatos, 16 têm sites totalmente ou parcialmente adaptados para dispositivos móveis.

Os sites dos presidenciáveis

Candidato(a)

Partido

Site

Mobile

Dilma Rousseff

PT

www.dilma.com.br

Sim

Aécio Neves

PSDB

www.aecioneves.com.br

Não

Marina Silva

PSB

www.marinasilva.org.br

Não

Pastor Everaldo

PSC

www.pastoreveraldo.com.br

Não

Luciana Genro

PSOL

www.lucianagenro.com.br

Sim

Eduardo Jorge

PV

www.eduardojorgepv.com.br

Não

Eymael

PSDC

www.eymaelpresidente27.com.br

Não

Zé Maria

PSTU

www.zemaria.org.br

Não

Levy Fidelix

PRTB

www.levyfidelix.com

Sim

Rui Costa Pimenta

PCO

Não tem site de campanha

Não

Mauro Iasi

PCB

Não tem site de campanha

Não