A arena multiuso Allianz Parque, em São Paulo, instalou em seu espaço câmeras de monitoramento inteligente. Os dispositivos são da Dahua Technology e possuem inteligência artificial embarcada e análise de dados para fazer o reconhecimento facial dos visitantes. O estádio contará com 150 placas informando que a tecnologia está presente no local e vai capturar dados das pessoas que passarem por lá.

Para realizar a biometria facial, a câmera precisa captar entre 250 e 500 pontos do rosto, que são medidos e convertidos em  em dados de reconhecimento facial. A tecnologia será usada para identificar torcedores que foram banidos dos estádios por brigas entre torcidas e, assim, criar uma lista de personas non gratas. Quando um rosto de um torcedor, por exemplo, é identificado com uma alta probabilidade de pertencer a essa lista, o próprio sistema emite um aviso na Central de Controle. O tempo de reação é de menos de um segundo e o alarme aparece na tela.

Fabio Lopes é diretor de canais da Dahua Technology Brasil

“Essa ação é muito personalizável – dependendo da solução e do ambiente, o alerta pode ser enviado por email ou SMS. No caso do Allianz Parque, o alerta é um pop-up na tela do Centro de Operações, que é composto por equipes de Segurança Patrimonial e Operacional, Polícia e Corpo de Bombeiros”, explicou Fabio Lopes, diretor de canais da Dahua Technology Brasil.

Armazenamento dos dados

As informações sobre os rostos coletados serão armazenados nos servidores de reconhecimento facial da Dahua Technology, criptografadas e ficarão dentro da arena Allianz Parque. “Os dados ficam armazenados de acordo com as especificações de vídeo, como qualquer sistema de circuito fechado de TV (CFTV). O detentor das câmeras e dos gravadores mantém o armazenamento por um tempo específico, assim como os dados faciais”, explicou o diretor de canais da Dahua Technology.

Segurança pública

Lopes também explicou que a tecnologia de monitoramento inteligente pode ser integrada com o sistema de segurança pública, como acontece na China e em outros países. “No caso do Allianz Parque, ainda não está integrada pois temos no Brasil algumas particularidades em relação à privacidade. É uma tecnologia desenvolvida para o próprio estádio. A integração à segurança pública pode ser um passo futuro, mas ainda é um processo embrionário”.

Além de fornecer a tecnologia de segurança ao Allianz Parque, a Dahua Technology também tornou-se patrocinadora do espaço. Com isso, o centro de controle de arena passa a se chamar CCO by Dahua Technology.