Laercio Albuquerque, vice-presidente da Cisco na América Latina Foto: divulgação

Metade da receita da Cisco na América Latina provém de software e serviços, informou Laercio Albuquerque, vice-presidente da fornecedora na região. A proporção é a mesma no resto do mundo.

“Há uma mudança tremenda em andamento. Clientes, governos e sociedade de toda a América Latina precisam caminhar para o digital. Para isso estamos mudando a companhia para SaaS, um terço dos negócios (receita) da Cisco no mundo já é software. Tudo que temos em oferta de software já é por assinatura”, disse Albuquerque. “Temos contratos com grandes companhias. Teremos a receita recorrente de software e serviços. Se somar os dois, hoje já é metade (53%) da receita total da companhia. Posso dizer que o mesmo ocorre na América Latina”, completou.

Mudanças

Cisco

Dado publicado durante o Investor Day da Cisco no último dia 16

No investor day do último dia 16 de setembro, o CEO global da Cisco, Chuck Robbins, afirmou que espera um crescimento anual de 5% a 7% ao ano para os próximos quatro anos, puxado em grande parte pela transição da companhia para o modelo de assinatura de software e recorrência, uma mudança forte comparada ao modelo de venda de hardware que era priorizado em seu modelo de negócios até então.

Com a estimativa, Robbins ainda apresentou uma mudança na categoria de produtos que passa a ser dividida em cinco partes a partir dos resultados financeiros que serão divulgados em novembro deste ano: segurança e agile networks; hybrid work; end-to-end security; Internet for the future; e optimized applications experienced. Antes eram três partes.

Dessas categorias que passam a figurar nos relatórios financeiros da empresa, o VP da Cisco na América Latina deu ênfase ao papel da cibersegurança: “Cibersecurity é o ponto principal de crescimento para a América Latina. Isso ajuda a alavancar todas as soluções da Cisco”, afirmou.