Ilustração: Cecília Marins

Após consulta com sua comunidade de editores de mapa, o Waze (Android, iOS) lançou quatro novas vozes dentro do app com sotaques de cinco estados do Brasil. Personalidades da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul gravaram os comandos de navegação.

Além da voz de João e Alessandra, conhecida como “moça do Waze”, as novas vozes regionais também ficarão fixas no app. No entanto, elas não informam nomes de vias, se restringindo apenas a dar comandos de navegação.

De Minas Gerais, Rafa Xavier, também conhecida como Rafa Trancista, é youtuber, influenciadora digital, empresária, historiadora e criadora de conteúdo do Black Voices Fund.

Dono do hit “Carinha de Neném”, Japãozin, da Paraíba, é cantor de piseiro. Viralizou no TikTok e hoje tem mais de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

O baiano Cristian Bell é humorista, ator, produtor, empresário e atleta de futebol profissional.

Do Rio Grande do Sul, Rodrigo Fischmann é cantor e vocalista da Dingo Bells, banda brasileira de indie rock formada em Porto Alegre.

Para selecionar as novas vozes é só seguir os seguintes passos dentro do app: toque em “Meu Waze”; “Configurações”; “Voz e som“; em “Instruções de voz”, toque no ícone de som e, depois, em uma voz no idioma de sua preferência.