A utilização de Radio-Frequency Identification (RFID) – ou sistemas de identificação e rastreamento por radiofrequência – em hospitais com grandes cadeias logísticas de suprimentos pode trazer impacto relevante aos negócios e aos seus colaboradores. Um exemplo é o Hospital Israelita Albert Einstein, que conseguiu reduzir a perda de itens de alto custo, chegando a uma queda de 50%.

O sócio-diretor da IDvida, empresa que atua com IoT (Internet das Coisas) na área da saúde, Edilson Silveira, contou outros benefícios que o hospital atingiu desde a implantação do RFID, em evento realizado em São Paulo, nesta quinta-feira, 21, no Healthcare Innovation Show. O Einstein teve uma redução do tempo de inventário de enxoval hospitalar, de 72 para 10 horas (-86%); a diminuição no índice de perda do enxoval, de 4% para 0,8%; a diminuição do uso indevido dos itens em 15%; a queda no tempo de procura destes itens; e a redução de 10% do investimento na aquisição de itens dos quartos.

O sistema em uso pelo Hospital Albert Einstein foi desenvolvido e implantado pela empresa SmartXHub. No segundo semestre de 2018, foi realizado o desenho e a estruturação da solução. No ano seguinte, os primeiros seis meses foram voltados para iniciar a implementação, depois de se dedicarem “por muitos meses na definição funcional dos casos de uso”. No fim de 2022, foi entregue o último caso de uso.

Silveira ressaltou que a tecnologia RFID foi implantada, inicialmente, para cinco casos de uso dentro do hospital: controle de enxoval; rastreabilidade de equipamentos médicos; controle de itens de alto custo da farmácia; controle de itens do quarto; e controle de ativos fixos no Centro de Pesquisa e Ensino – Campus Cecília e Abram Szajman. Além dos casos de uso mencionados, já existem outros atualmente. “E quanto mais geramos novos casos de uso, o custo acaba sendo reduzido para todos”, apontou.

Hospital Albert Einstein tem redução de perdas com uso do RFID. Imagem: Hospital Albert Einstein/Reprodução.

São mais de 100 equipamentos, e o hospital contabiliza 3 milhões de leituras por dia; 30 mil itens atualizados diariamente; 300 mil itens controlados e 900 alertas enviados pelo sistema mensalmente, seja porque o equipamento está expirando ou por saída indevida. Dessa maneira, como resultado, o uso alcançou maior assertividade no processo de inventário; redução da necessidade de substituição de itens; aumento da mão de obra alocada nas atividades core do negócio; diminuição da indisponibilidade e dos riscos do uso de equipamentos de manutenção vencidos; e melhor gestão dos itens que saem para manutenção externa ou para uso em outras unidades/locais.

Para o futuro, a equipe estuda a expansão do controle de ativos fixos, além de pretender iniciar o desenvolvimento de novas funcionalidades para enxoval e novos casos de uso.