Na semana que vem, a Vostu lançará seu primeiro jogo criado exclusivamente em uma linguagem nativa para celular, no caso, o Android. O nome ainda não pode ser revelado, mas será um game casual para distribuição gratuita no Android Market. Ele será bancado por publicidade em banners, que poderão ser retirados se o usuário fizer uma compra por dentro do aplicativo, informa o diretor de mobilidade da Vostu, Matt Garlick. O jogo estará disponível em três línguas: português, espanhol e inglês. Até o fim do ano a empresa planeja mais três títulos para plataformas móveis.

A Vostu é conhecida por desenvolver games de sucesso para redes sociais, especialmente Orkut e Facebook. Entre seus títulos mais conhecidos estão "MiniFazenda", "MegaCity", "Café Mania". Alguns deles já ganharam versões para acesso via celular. O "MiniFazenda" e o "Café Mania", por exemplo, estão disponíveis em HTML5. O "Rede do crime" ganhou versões em HTML5, Android e iOS.

Somente o "MiniFazenda" registra cerca de 1,5 milhão de usuários únicos por dia no Brasil. Seus jogadores acessam em média entre cinco e seis dias da semana, duas vezes por dia, em sessões de 15 minutos cada. "São jogos de gestão de tempo. Por isso o usuário quer ter acesso mesmo quando está longe do PC", explica Garlick para justificar o desenvolvimento das versões móveis. O executivo espera que 10% da base de jogadores passe a acessar os games via dispositivos móveis.