A rede de publicidade móvel Adsmovil registrou entre janeiro e agosto deste ano um crescimento de 40% na quantidade de campanhas realizadas no Brasil em comparação com o mesmo período do ano passado. E o tamanho da sua carteira de clientes no País aumentou 60% no mesmo período. A expectativa é de que o quarto trimestre seja o melhor do ano para a companhia. O Brasil é hoje o segundo mercado que mais gera receita para a Adsmovil, atrás apenas dos EUA.

"Mesmo com a crise e a consequente redução no volume de investimento em marketing e mídia, o mobile está crescendo. Há uma mudança de comportamento muito grande do consumidor e os anunciantes estão acompanhando isso. A audiência já chegou há muito tempo ao mobile. O dinheiro está chegando agora", analisa Leila Guimarães, country manager da Adsmovil no Brasil.

Criativos dinâmicos

Entre as tendências do mercado de publicidade móvel no Brasil, a executiva destaca a adoção do conceito de "criativos dinâmicos". Trata-se de moldar a mensagem entregue ao consumidor de acordo com informações captadas em tempo real no seu aparelho. Pode ser a localização exata do usuário, ou dados climáticos de onde ele se encontra, ou o estado da sua bateria, dentre outras informações. De acordo com o que for encontrado, é servido um banner diferente. Esse recorte é feito por cima da segmentação prévia da campanha. Ou seja, é uma forma de personalizar ainda mais o anúncio.

A Adsmovil realizou este ano uma primeira campanha com esse conceito no Brasil. Foi uma promoção do Banco Original em parceria com a rede de academias Bodytech no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Usuários que atendessem à segmentação definida pelo banco para a campanha viam um banner da promoção quando estivessem próximos a uma unidade da academia. A mensagem do banner era adaptada para cada uma das 42 unidades participantes, trocando o nome do bairro onde a pessoa se encontrava. Havia, portanto, 42 banners prontos, que eram servidos de acordo com a localização do usuário.

Segundo Guimarães, a adoção de criativos dinâmicos já é comum nos EUA e na Europa. Na América Latina, as primeiras experiências acontecem no Brasil e na Colômbia, país de origem da Adsmovil. A empresa não cobra nenhuma taxa extra para campanhas com criativos dinâmicos.