Raju Vegesna é chief-evangelist da Zoho. Foto: Divulgação

A Zoho desenvolve soluções para empresas. Nascida em 1996, produz softwares de gestão, CRM, financeiros, assim como criação de sites, help desk, num total de mais de 40 aplicações, e tem como modelo o software as a service (SaaS). Há cerca de cinco anos, com a intensificação do uso de smartphones em todo o mundo, a companhia começou a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e a fazer a transposição de seus produtos para mobile. Com isso, passou a ter mais versões mobile de suas soluções – são mais de 50 – do que para desktops. As soluções da empresa possuem AI, CRM, BI, pacote Office, gestão de TI, RH, ferramentas para redes sociais e e-mail, e seu armazenamento é em nuvem.

“O smartphone é o novo computador. E com os recursos que podem ser inseridos nele, uma pequena empresa pode perfeitamente ser gerenciada por meio desse aparelho”, explica Raju Vegesna, chief-evangelist da Zoho.

De origem indiana, mas atualmente com sede nos Estados Unidos, a Zoho anunciou recentemente sua expansão para o Brasil. Apesar de seus produtos já serem comercializados no País, a empresa ainda não tinha um escritório por aqui, o que dificultava o relacionamento com seus cerca de 5 mil clientes. Em outubro, montou um escritório em Campinas com alguns funcionários, com foco no atendimento ao consumidor. A expectativa é crescer para 10 colaboradores até o fim do ano.

“Apesar de até então não termos um escritório no País, já tínhamos um número importante de clientes. Só que nossos parceiros brasileiros sentiam falta de um atendimento em português, de pessoas que entendessem nossas soluções e falassem a mesma língua que eles. Tivemos essa mesma questão na China e no Japão”, relata Vegesna.

O primeiro passo no Brasil é desenvolver a área de atendimento ao cliente. O segundo, será crescer entre as médias e grandes empresas do País.

Números e produtos

A Zoho possui mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo. Seu carro-chefe é o Zoho One, um compilado de aplicações para empresas e que, até o final de 2019, será adicionado o pacote Creator One – multiplataforma voltada para a criação de aplicativos para empresas. No Brasil, o Zoho One é o principal produto em vendas. Em todo o mundo, seu crescimento foi de 115% de 2018 para 2019. O segundo produto mais usado é o de CRM e, em terceiro, o Zoho Mail.