Novo serviço do PayPal permite o cliente comprar, manter e vender criptomoedas na conta PayPal. Foto: Divulgação

O PayPal anunciou nesta quarta-feira, 21, nos Estados Unidos, o lançamento de um novo recurso que permitirá a seus usuários comprar, manter e vender criptomoedas. A empresa disse em um comunicado à imprensa que seu novo serviço de criptomoeda será lançado nos EUA nas próximas semanas e oferecerá inicialmente em sua carteira digital bitcoin, ethereum, bitcoin cash e litecoin. No início de 2021, a empresa também planeja permitir que os clientes usem moedas digitais para fazer compras com sua rede de 26 milhões de varejistas.

A empresa planeja expandir os recursos para a Venmo (serviço de pagamento móvel do PayPal) e selecionar mercados internacionais no primeiro semestre de 2021. O serviço é habilitado nos EUA por meio de uma parceria com a Paxos Trust Company, um provedor regulamentado de produtos e serviços de criptomoeda.

Não há taxas de serviço ao comprar ou vender criptomoedas até 31 de dezembro de 2020, e não há taxas para manter criptomoedas em uma conta do PayPal.

De acordo com o comunicado à imprensa, a partir de 2021, os consumidores poderão converter instantaneamente seu saldo de criptomoeda selecionado em moeda fiduciária, com certeza de valor e sem taxas adicionais. Os comerciantes do PayPal não terão integrações ou taxas adicionais, pois todas as transações serão liquidadas em moeda fiduciária de acordo com as taxas atuais do PayPal.

No comunicado, o PayPal citou uma pesquisa do Bank for International Settlements que mostra que um em cada dez bancos centrais – representando aproximadamente um quinto da população mundial – espera emitir suas próprias moedas digitais nos próximos três anos. Dan Schulman, CEO do meio de pagamento, sinalizou que a empresa deseja trabalhar com bancos centrais e reguladores em todo o mundo para oferecer apoio e contribuir significativamente para moldar o papel que as moedas digitais desempenharão no futuro das finanças e do comércio global.