Márcio Chammas, diretor executivo de logística e supply chain da Netshoes

Com a Black Friday chegando na próxima sexta-feira, 29, a Netshoes prevê que passará de mais de 1 milhão de envios de produtos na semana da data comercial. Em média, a companhia leva 35 mil pacotes a seus clientes diariamente, como explicou Márcio Chammas, diretor executivo de logística e supply chain da Netshoes.

Neste momento, a companhia está na promovendo vendas destinadas ao mês da Black Friday, batizado de Black November. Nesta quinta-feira, a quantidade de envios está próxima de 140 mil. Mas o pico de vendas será no final de semana do evento comercial. Apenas na sexta-feira da Black Friday a expectativa é que o despacho de pedidos chegue a 350 mil.

“Nós começamos o mês de novembro muito forte. Inclusive, sofremos um pouco com isso. Mas temos time para atender uma demanda que atualmente está três a quarto vezes acima da demanda diária (35 mil). Na sexta-feira da Black Friday, nós prevemos uma demanda dez vezes maior do que a de uma sexta-feira comum”.

Questionado por Mobile Time sobre o potencial de vendas pelo aplicativo móvel, Chammas não pôde compartilhar a estimativa. Contudo, ressaltou que atualmente a conversão de vendas está em 54%.

Logística

Para atender à demanda da Black Friday, 408 pessoas foram contratadas para o principal centro de distribuição da empresa, localizado em Extrema (MG), cidade a 483 km de Belo Horizonte. Com isso, a Netshoes tem uma força de trabalho de 950 pessoas trabalhando em três turnos. Vale lembrar que passa pelo CD na cidade mineira 60% de todos os produtos comercializados pelo Grupo Netshoes.

Ainda assim, o executivo explica que a entrega é controlada para atender a demanda, de modo que os clientes que compram na entrega rápida recebam seus pacotes em até 48 horas, e os demais usuários – que pedem entrega habitual – terão seus pacotes entre quatro e seis dias.