A Logica CGI, provedora global de serviços de TI e de gestão de negócios, vem apostando na sua plataforma de telemetria veicular como forma de atrair novos clientes no Brasil. A tecnologia desenvolvida funciona embarcada em veículos motorizados, permitindo a captura, em tempo real, de um conjunto de dados, que vão desde a quilometragem e o percurso percorrido até o percentual de cada componente da mistura de combustível. Obtidas as informações, o dispositivo envia os dados capturados aos servidores de aplicação da plataforma por meio da rede de dados das operadoras de telefonia celular ou mesmo por SMS, possibilidade que ajuda a contornar os problemas de conexão em algumas áreas do país.

O gerente de vendas da Logica CGI no Brasil, Joaquim Fanton, explica que a ferramenta de diagnóstico embarcado permite extrair não somente essas informações diretas, como também possibilita inferir outras conclusões: “Com o dispositivo colocado no veículo podemos saber, por exemplo, de que forma o motorista está dirigindo”. Essa possibilidade pode ser bastante atraente para as seguradoras ou mesmo para empresas que precisam gerir frotas. E é exatamente para esses mercados que está voltado o foco da Logica CGI. “Estamos conversando com seguradoras e transportadoras”, revela o gerente.

A empresa trabalha com duas soluções que utilizam essa plataforma: a Crimson e a EMO. A primeira seria especialmente interessante para as seguradoras, pois permite identificar o perfil de conduta do motorista do veículo.  Para Fanton, essa solução tem grande potencial no mercado de seguradoras brasileiras, na medida em que é bastante alto o índice de sinistralidade (percentual de prêmios para pagar sinistro) no Brasil. “Esse índice aqui é de cerca de 70%. Desse modo, qualquer solução que reduza esse percentual significa uma economia de milhões para a seguradora”, ressalta. O executivo acredita que esse produto pode, ainda, incentivar um comportamento mais responsável e seguro. “Com esse dispositivo no veículo, o motorista sabe que está sendo monitorado e acaba sendo reeducado, dirigindo de forma mais prudente e responsável”.

A segunda solução, a EMO, incentiva a sustentabilidade na gestão de frotas e gera economia de combustível. Isso porque a aplicação é capaz de calcular, com base nos dados de utilização e consumo, o Green Index de cada condutor, que é um indicador de emissões de gases poluentes representado por uma nota de 0 a 10. Quanto maior a nota, mais econômico no gasto de combustível é o motorista e menos poluente torna-se o veículo. Para Fanton, a EMO é bastante atraente para empresas que gerenciam grandes frotas, em razão da possibilidade de reduzir os custos com combustíveis. Na Europa, a ferramenta é ainda utilizada no controle das emissões de carbono.

Se as preocupações ambientais ainda não são uma prioridade no mercado brasileiro, a redução de custos tem atraído possíveis clientes. De acordo com Fanton, a Logica CGI negocia, no momento, com seguradoras interessadas nas soluções: “Estamos planejando com algumas seguradoras a realização de testes pilotos em uma determinada parcela de veículos na cidade de São Paulo, a fim de demonstrar os benefícios”, diz. A projeção é que a empresa feche parceria com pelo menos duas seguradoras até o final de 2013. Paralelamente, a Logica CGI também negocia com as quatro grandes teles brasileiras: “A negociação com as operadoras é essencial, porque a viabilidade da solução depende dos custos. Estamos procurando a operadora que nos dará as melhores condições para atuar”, afirma Fanton.