A Livelo adota desde o começo deste ano uma estratégia “app first”, em que prioriza o desenvolvimento de produtos e promoções para consumo no seu aplicativo móvel (Android, iOS). A decisão tem gerado bons resultados: a base de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do app da Livelo mais que dobrou ao longo de 2021, passando de 1 milhão para 2,1 milhões. Além disso, o app foi o que mais cresceu em presença na home screen do smartphone nacional em 12 meses, de acordo com a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, cujo relatório será publicado em breve.

“Entendemos que precisávamos ter o app como centro da nossa estratégia, como principal canal. Até então éramos muito voltados para o site. Revisamos toda a jornada móvel, para poder melhorá-la. Fizemos um mapa de calor dentro do app e diminuímos a quantidade de dados que pedíamos para a pessoa em seu cadastro, de forma a estimular esse canal. Passamos a lançar alguns produtos só para o app, junto com campanhas exclusivas para mobile, além de descontos maiores para quem resgata pelo smartphone”, relata Massimo Campodonico, diretor de produtos e negócios da Livelo, em conversa com Mobile Time. 

Como parte da priorização do mobile, a empresa aumentou sua equipe dedicada à experiência do usuário (UX), para manter o constante aperfeiçoamento da jornada mobile, conta o executivo.

A melhora na jornada móvel contribuiu para que o NPS da Livelo saltasse de -40 para 50 em cerca de um ano.

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Massimo Campodonico, diretor de produtos e negócios da Livelo, adotou uma estratégia de priorização do aplicativo móvel a partir do começo de 2021. Foto: divulgação

Resgate móvel e QR code

Além do aumento da base de MAUs móveis, a Livelo observou um crescimento significativo na participação do app sobre o total de pontos resgatados. No começo de 2020, o app respondia por 16%. Considerando o ano passado inteiro, o percentual subiu para 27%. Agora, no final de 2021, já ultrapassou 50%. E isso acontece ao mesmo tempo em que o volume mensal de pontos resgatados por clientes da Cielo aumenta, tendo batido seu recorde histórico em novembro deste ano.

Uma das explicações para esse crescimento foi o lançamento, ainda em 2020, do resgate de pontos através de QR code em estabelecimentos físicos de varejistas parceiros. Inicialmente isso estava disponível somente em máquinas da Cielo, mas depois foi expandido para outras adquirentes, abrangendo hoje mais de 90% do parque brasileiro de máquinas de POS. 

O próximo passo será o lançamento do acúmulo de pontos em compras presenciais via QR code, planejado para 2022 com mais de 40 varejistas parceiros.

Futuro

Para 2022 a Livelo pretende seguir com a estratégia de “app first”, diz Campodonico. “Vamos tornar o app mais intuitivo. O cliente vai poder personalizar a primeira tela do app, botando ali o que quiser”, adianta o executivo.