A TIM fechou acordo com a DigitalReef para explorar publicidade móvel dentro do app Meu TIM (Android, iOS). Com a adição do SDK da parceira, será possível coletar o opt-in dos usuários do aplicativo para analisar dados como localização, modelo de aparelho e comportamento de uso do app, e tratá-los de forma anônima na entrega de publicidade móvel. Será possível realizar campanhas com mensagens push para os usuários do Meu TIM e o aplicativo funcionará como um inventário. A própria DigitalReef vai atuar na captação de anunciantes.

Em conversa com Mobile Time na manhã desta terça-feira, 21, Leonardo Siqueira, diretor de transformação de projetos da operadora, explicou que a entrada do serviço de publicidade no aplicativo tem três objetivos:

  1. Entrada de uma audiência por meio de opt-in, o que deixa a solução em conformidade com a LGPD;
  2. Crescimento da audiência recorrente, a partir da inteligência de dados e compreensão do consumidor;
  3. E a entrada de um canal de comunicação no portfólio do TIM Ads, a plataforma de publicidade da empresa.

Como funciona

Uma vez com o Meu TIM atualizado e o usuário ter dado o seu consentimento, a companhia pode captar dados como geolocalização, tipo de sistema operacional, perfil do aparelho e comportamento de uso do app. As campanhas são por notificações push que podem incluir desde banners com call-to-action até mini-games e vídeos para ter mais interação entre consumidor e peça publicitária.

Em conversa recente com esta publicação, antes de fechar a parceria com a operadora, Chris Stier, CCO da DigitalReef, afirmou que a base das operadoras é “rica” e “pouco explorada”, uma opção importante em um universo em que a dinâmica dos sistemas operacionais é dificultar o acesso aos dados, como a Apple fez a partir do iOS 14,5 em maio deste ano.

“As operadoras têm um potencial enorme. Uma base de usuários que ninguém tem. Elas ainda estão começando a monetização. Vemos potencial em push, instalação de apps, data rewards”, afirmou. “O jeito que estamos posicionando é que temos uma segmentação muito interessante. Isso vem através de operadoras, com compliance, dentro da LGPD, e respeitando cada OS. Tudo que temos é first-party data, informação direta do usuário. Tudo anônimo”, completou.

Futuro

Siqueira explicou que a TIM também adicionou ao app na versão iOS a tecnologia da Flowsense, empresa de mobile data analytics que foi adquirida pela DigitalReef neste ano. Em relação à expansão para outros apps, o diretor da operadora explicou que preferiram “começar do maior para o menor”, mas a ideia é “expandir o uso” das tecnologias de publicidade para outros parceiros e apps da TIM. Contudo, isso dependerá da evolução do DigitalReef no Meu TIM.