O Firefox OS, novo sistema operacional móvel da Mozilla baseado em padrões web, será lançado em fevereiro em dois modelos fabricados pela companhia espanhola Geeksphone. Os aparelhos, chamados de Peak e Keon, serão comercializados pela Telefônica, parceria estratégica da Mozilla no desenvolvimento do Firefox OS.

O Keon roda com o processador Qualcomm Snapdragon S1 de 1GHz, tem conectividade 3G (HSPA), tela de 3,5 polegadas, câmera de 3 megapixels e capacidade de 4GB de armazenamento. Já o Peak opera com processador Qualcomm Snapdragon S4 de 1.2 GHz, tem uma tela maior, com 4,3 polegadas e uma câmera de 8 megapixels e também tem 4GB de memória.

A Mozilla comunicou que os dispositivos devem chegar às lojas a partir de fevereiro, mas não entrou em detalhes sobre como será feita a distribuição. No entanto, divulgou que já ocorrerá nesta semana o Firefox OS Apps Day, evento voltado para desenvolvedores interessados em entender melhor o novo sistema operacional e em criar aplicativos baseados em HTML. Como diferencial, a Mozilla ressalta que o Firefox OS confere maior liberdade aos desenvolvedores, que não precisarão ficar presos ao ecossistema de um único fornecedor.