O hábito de baixar músicas ilegalmente na Internet é 31% menor entre os brasileiros que utilizam serviços de streaming de música, informa o Comitê de Desenvolvimento da Música Digital, que congrega Deezer, Google Play Music, Napster, Rdio e Spotify. A afirmação parte de uma cruzamento de dados levantados pela entidade e uma pesquisa realizada a seu pedido pela Opinion Box com 1.112 internautas brasileiros. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre consumo de conteúdo pirata. A redução da pirataria faz sentido, afinal, os catálogos desses serviços contemplam dezenas de milhões de faixas.

Ainda de acordo com a pesquisa, 56,5% dos brasileiros que acessam a Internet conhecem serviços de streaming de música. Dentre aqueles que utilizam esse tipo de serviço, 40,9% usam diariamente e 40,6%, pelo menos uma vez por semana.

Os contextos mais comuns para escutar música via streaming no Brasil são: em casa (78,8%); arrumando a casa (45,5%); no trabalho (33,7%); no trânsito (33,6%); em atividades externas, como, por exemplo, na academia (28,8%); e estudando (21,4%). Era permitido dar mais de uma resposta.