A Samsung apresentou no Brasil o seu primeiro smartphone com quatro câmeras traseiras, o Galaxy A9. Durante o lançamento nesta terça-feira, 22, o diretor sênior de produto da Samsung, Renato Citrini, explicou que a ideia do handset é que seu usuário tenha a mesma dinâmica que os fotógrafos profissionais, com várias lentes para momentos diferentes do dia.

O dispositivo tem sua primeira câmera como principal, com 24 MP e abertura de f.17; a segunda câmera, com foco dinâmico de 5 MP, é usada junto com a principal (a lente de 24 MP pega o fundo da imagem e a de 5 MP o objeto em foco, por exemplo); a terceira é uma grande angular de 120 graus, com 8 MP; e a última tem zoom ótico duplo com 10 MP.

Outros destaques do dispositivo são: tela de 6,3 polegadas super AMOLED, processador Qualcomm Snapdragon 660, 6 GB de memória RAM, 128 GB de espaço (expansível para 512 GB com microSD), entrada para dois chips de operadora, Samsung Pay, Bixby Voice (em inglês), reconhecimento facial, leitor de impressões digitais na parte de trás, bateria de 3.800 mAh e câmera frontal de 24 MP.

Com Android Oreo (8.0), Citrini informou o sistema operacional do Galaxy A9 será atualizado para o Android Pie (9.0) em breve, junto com uma nova interface de usuário, One UI. Porém, mas não há data estipulada para o upgrade. O smartphone também recebe funções de inteligência artificial que estão na linha de aparelhos Galaxy S, como reconhecimento de cena, otimização de contraste, melhora das cores, além da detecção e alerta de falhas na foto (caso alguém tenha piscado, foto borrada ou no contraluz).

Disponível a partir desta semana nos principais varejistas online e offline, e nas lojas das operadoras, o Samsung Galaxy A9 chega ao mercado por R$ 3.199 nas opções de cores preta, rosa ou azul.