A Samsung iniciou os testes em português com a Bixby nesta quarta-feira, 22. Em versão beta, a assistente virtual estará disponível para todos os usuários de sua base que handsets da linha Galaxy S10 (Galaxy S10, S10+ e S10e). Lançada em março de 2017, a solução estava disponível apenas em inglês, italiano, espanhol, alemão, francês, coreano e mandarim.

Entre os diferenciais da inteligência artificial da Samsung estão:

– A Bixby Routines, uma solução que automatiza o uso dos apps a partir dos hábitos do usuário, como colocar o celular em modo direção durante o trajeto para o trabalho;

– Criar frases rápidas para o celular tomar ações, como colocar em modo avião ao dizer para Bixby “no cinema”;

Além disso, executa ações habituais de uma assistente, como abrir apps, ver e checar a agenda e fazer pesquisas.

Como mudar o idioma

Para trocar o idioma atual da assistente, seja inglês, espanhol ou qualquer um dos outros seis disponíveis, o usuário precisa abrir a Bixby (deslizando a tela inicial para direita ou apertando o botão lateral da assistente), clicar no botão de configurações (aquele com três pontos), selecionar configurações (‘settings’ em inglês ou ‘ajustes’ em espanhol), depois clicar em ‘idiomas y estilo de voz’ or ‘language and voice style’ e, por fim, selecionar  português como idioma da assistente.

Ao trocar de idioma, algumas frases rápidas ou rotinas podem desaparecer.