Uma experiência de invasão por meio de redes Wi-Fi durante a Mobile World Congress 2016 (MWC 2016) revelou que mesmo as pessoas ligadas à mobilidade e tecnologia de telecomunicações estão vulneráveis aos ataques digitais. Em uma simulação, a empresa de segurança Avast criou redes públicas com nomes (SSIDs) para atrair os usuários que chegavam perto do balcão da MWC no Aeroporto de Barcelona, Espanha.

Os Wi-Fis “Starbucks”, “Airport _Free_Wifi_AENA” e “MWC Free WiFi” coletaram durante quatro horas oito milhões de pacotes de tráfego enviados dos handsets dos participantes do evento de mobilidade. Dentre as informações adquiridas, Avast pôde visualizar a identidade do dispositivo e de perfil de 63,5%; além de descobrir que 61,7% acessaram o Google ou Gmail; 50% tinham um dispositivo Apple, 43,4% usavam Android e 6,5%, um Windows Phone.

Os testes provam que os usuários podem mostrar mais do que devem em seus acessos com descuidos. Por exemplo, 1%  acessaram os aplicativos de relacionamento Tinder ou Badoo.