Spotify

Dawn Ostroff, chefe de conteúdo e negócios do Spotify

O Spotify (AndroidiOS) confirmou para este ano o lançamento do serviço de alta qualidade de áudio para usuários pagantes, o Spotify HiFi. Assim como acontece em outras plataformas de streaming, como Deezer, o HiFi entrega faixas de áudio com qualidade de CD em arquivo de formato lossless (vide FLAC). O anúncio foi feito em evento online nesta segunda-feira, 22, onde os executivos também apresentaram novidades sobre a expansão da plataforma de streaming para 85 países.

A companhia também promete para este ano o lançamento do Spotify Clips, uma funcionalidade para artistas publicarem mensagens efêmeras – igual ao Stories do Snapchat ou do Instagram. A ideia da empresa é que os músicos possam compartilhar momentos e estreitar relacionamento com sua base de fãs, como trecho de gravação de uma música ou bastidores de um show.

Outros serviços dedicados aos músicos são: a expansão do projeto RADAR, que encontra e destaca novos talentos; a opção de vídeo curto, Canvas, passa a estar disponível para todos os artistas; o modo de Descoberta fica disponível para todas as gravadoras em beta e sem custos de contrapartida, função que permite aos artistas trabalharem com base na recomendação por algoritmos; e o programa Spotify for Artists estará disponível para mais 25 idiomas até o final de 2021.

Desses serviços é importante notar que:

– 175 artistas foram apoiados pelo RADAR no primeiro ano;

– Um milhão de artistas usam o Spotify for Artists todos os meses;

– As informações do modo Descoberta ajudaram as gravadoras a aumentarem o stream (ouvidas) de seus artistas em 30% – o que significa um aumento em ganhos com royalties;

Os usuários terão mais novidades. Além de optar pelo Spotify HiFi, ver mais vídeos no Canvas e mensagens efêmeras no Clips, a companhia trará: atualizações diárias de playlists, o Daily Mixes, baseadas em gêneros e décadas que o consumidor ouve; e produtores e escritores de letras musicais serão incluídos nas faixas, o que significa que haverá listas com esses profissionais.

Podcasts

Um capítulo à parte apresentado pelo Spotify nesta segunda-feira, 22, são as novas funções para criadores de podcasts. A maioria das novidades chegarão pelo Anchor (Android, iOS), o aplicativo de publicação e armazenagem de podcasts. Atualmente com 80% dos novos programas publicados pelo app (1 milhão), a plataforma terá:

– beta testes para sistema de monetização com programas pagos com assinatura;

– parceria com WordPress para transformar palavras em publicações de áudio no serviço de streaming;

– fazer pesquisas ou sessão de perguntas em tempo real;

– e expansão da solução de gravar programas em áudio e vídeo.

Outra novidade em podcasts é o lançamento para outras localidades do serviço Ringer, o portfólio esportivo de podcasts. E o programa de treinamento de criadores de conteúdo, o SoundUp, será expandido de seis para 14 países e deve treinar 140 canais de conteúdo.

Publicidade

Para o mercado publicitário, a principal novidade é a criação do Spotify Audience Network, um serviço criado após a aquisição da plataforma Megaphone que permitirá aos criativos realizarem campanhas por grupos (demografia, dispositivos, regiões, entre outros). Essa rede funcionará para podcasts originais, exclusivos, publicações feitas via Megaphone e Anchor, além das propagandas entre as músicas para os usuários do serviço gratuito.

A expectativa é que mais novidades da Spotify Audience sejam encaminhadas nos próximos meses.