A Intel anunciou a sua primeira forja dedicada para a era dos chips com inteligência artificial na última quarta-feira, 21. O avanço em IA surge como parte da expansão da divisão Intel Foundry que possui um cronograma de evolução para as plataformas com tecnologia Intel 14A e 18A para 2025 e 2027, além da Intel3.

Vale dizer, a forja de chips faz parte do processo de evolução de otimização dos transistores que foi apresentado em 2021. Essa estrutura substitui a unidade de Nanômetro (nm) por Angstrom (A), sendo que cada Angstrom equivale a 0,1 nanômetro. Ou seja, o Intel 18A equivale a 1,8 nm.

A mudança acontece devido ao uso da arquitetura RibbonFET & PowerVia que permitirá mais capacidade computacional nos processadores.

Cronograma

Evolução da Intel nos últimos 20 anos, dos nanômetros até a era da medida Angstrom (reprodução: Intel)

Dito isso, o cronograma da Intel para esses chips é de fabricação do Intel 20A e 18A para ter ganhos comerciais em 2025. A forja de três nanômetros, Intel3-T, também entra nesse roadmap, a partir de um novo encapsulamento avançado 3D. De acordo com a Intel, a Microsoft confirmou um design de chip que será produzido a partir da forja do Intel 18A.

Além disso, as três linhas passam por expansão até 2027 quando passarão a ter os modelos: Intel 14A; Intel 14A-E; Intel 18A-P; Intel 3-E; Intel 3 PT.  Vale explicar que P significa melhoria de performance; T, camadas 3D; e E, extensão da funcionalidade. A ideia da companhia é ter uma evolução dessas forjas de dois em dois anos.

O cronograma também engloba o avanço em formatos antigos (maduros), como o nódulo de 12 nanômetros que a Intel anunciou em uma joint-venture com a UMC em janeiro, além de um novo programa de iniciativa para negócios emergentes que permitirá que a ARM forneça serviços de forja de chip SoC.

Na prática, a ideia da ação é apoiar startups a desenvolverem tecnologia baseada em arquitetura ARM, o que inclui propriedade intelectual básica, suporte à fabricação e assistência financeira.

Expectativas

Ao todo, o novo ciclo de vida de produtos deve gerar US$ 15 bilhões em negócios, se considerar todos os wafers e encapsulamentos avançados. O ecossistema da forja contou com apoio de parceiros como Synopsys, Cadence e Siemens para garantir a viabilidade da fabricação para os clientes da Intel Foundry.

Forja de chips em fábrica da Intel (Crédito: Intel)