Os usuários do WhatsApp (AndroidiOS) agora têm novas opções de formatação de mensagens. A novidade foi anunciada na última quarta-feira, 21, e, segundo a empresa, é uma tentativa de economizar tempo na hora da escrita. As funcionalidades também poderão ser utilizadas pelos administradores de canais da plataforma e já estão disponíveis para Android, iOS, Web e Mac desktop.

É possível criar uma lista pontuada ou numerada. No caso da pontuada, o usuário deve digitar um hífen (-) seguido de um espaço para iniciar o texto. Já a numerada é feita a partir de um numeral – como 1, 2, 3, etc – e, em seguida, um ponto e espaço. Acontece de forma automática a numeração ao passo que o usuário vai pulando uma linha para baixo.

Outra opção de formatação no WhatsApp é a citação de bloco. Neste caso, deve-se digitar um sinal de maior (>) seguido de um espaço para destacar um texto-chave com uma barra antes dele. Por último, o código embutido, que digitando o acento da crase, como é popularmente conhecido, antes e depois de alguma frase, tem um tipo de escrita diferente e com um fundo sutilmente destacado. Esta formatação é frequentemente usada por desenvolvedores para compartilhar trechos de códigos ou comandos. Esse é o mais parecido com as formatações de negrito, itálico e tachado, que continuam funcionando.