Quem pensa que um app é igual independentemente da plataforma está enganado. Um bom exemplo é o Foursquare, cujas versões para Android, iOS e Windows Phone 8 (WP8) têm interfaces bem diferentes. Tive a oportunidade de testar as três e digo, sem pestanejar, que o Foursquare para WP8 é, atualmente, o melhor.

O que chama atenção logo de cara é o design, aproveitando o mesmo estilo de interface do menu do WP8, mais moderno e fluido que aquele dos concorrentes, com janelas lado a lado, descobertas com o arrastar do dedo. Além disso, as informações estão mais bem organizadas e fáceis de serem encontradas.

A primeira tela é otimizada para o check-in rápido: aparecem os seis lugares mais próximos do usuário e/ou que ele mais costume visitar. Nas outras versões, a primeira tela é a atividade recente dos amigos, de acordo com a proximidade geográfica. Uma novidade é o botão de "check-in expresso", sem pedido de comentário ou de foto.

Algumas informações relevantes que estão escondidas nas versões para Android e iOS, aqui são encontradas com facilidade. É o caso das promoções em estabelecimentos comerciais próximos ao usuário. Logo na primeira tela aparece o número de promoções ao redor. Se clicar, encontra-se a lista ordenada por proximidade.

Uma informação que nunca havia encontrado nas outras versões (se existe, está bem escondida) é a de "locais na moda", que lista em tempo real os lugares que estão "bombando", ou seja, onde muitas pessoas fizeram check-in recentemente.

Em suma, o Foursquare para WP8 prova que não basta testar um app em apenas uma plataforma para conhecê-lo perfeitamente. Se aproveitar mais profundamente a linguagem nativa de cada OS, as versões podem ficar bem diferentes.

Link para Windows Phone Store