A Gameloft, desenvolvedora de jogos digitais e sociais para dispositivos móveis, fechou 2015 com um 256,2 milhões de euros em vendas, um aumento de 13% (6% na taxa de câmbio constante) na comparação com 2014, quando faturou 227,3 milhões de euros. A América Latina correspondeu a 15% das vendas da empresa e ficou atrás da América do Norte, que obteve 25%, da Ásia Pacífico, com 30%; e do combinado Europa, Oriente Médio e África, com os 30% restantes.

A empresa registrou novo prejuízo operacional, que passou de 4,9 milhões de euros no ano anterior para 11,5 milhões de euros em 2015. Dessa quantia, 10,3 milhões de euros se devem ao custo da reestruturação da companhia, que fechou 10 estúdios e cortou 20% do quadro de funcionários da empresa (850 postos de trabalho) entre dezembro de 2014 e janeiro de 2016, o que resultou em uma economia de 35 milhões de euros. Após a reestruturação, a Gameloft ficou com 21 estúdios de desenvolvimento e 6 mil empregados.

O prejuízo líquido, por sua vez, passou de 6,4 milhões de euros para 24,2 milhões de euros. O resultado líquido foi impactadp por um prejuízo financeiro de 4,1 milhões de euros. De acordo com a empresa, houve um impacto cambial negativo da ordem de 3 milhões de euros decorrente da desvalorização da moeda venezuelana, o Bolívar.

Portfólio e base de usuários

De acordo com o relatório financeiro divulgado na noite da última segunda-feira, 21, um dos principais dados da companhia francesa são os números de usuários mensais (MAUs) e usuários ativos diários (DAUs) em seus jogos. Em 2015, em média, foram 166 milhões de MAUs e 21 milhões de DAUs para a desenvolvedora.

Ao todo, 16 novos títulos foram lançados durante o último ano nas lojas de aplicativos do Google e da Apple. As franquias da Gameloft, que, por exemplo, possuem jogos em parceria com a Disney, responderam por quase dois terços das vendas em 2015. Com os novos jogos a companhia se posicionou como a segunda maior publicadora de jogos com mais downloads na Google Play e na App Store, segundo a empresa de análise App Annie.

Propaganda é o futuro

Para os próximos três anos, a companhia informou na manhã desta terça-feira, 22, que aposta especificamente no crescimento do marketing programático para o mercado móvel. Neste sentido, os executivos franceses fizeram dez acordos com plataformas programáticas e lançou 1 mil campanhas desde a criação da plataforma Gameloft Advertising Solutions em 2015.

Em 2018, a Gameloft projeta que alcançará 350 milhões de euros em vendas, sendo 30% através de publicidade. O lucro operacional para 2018, por sua vez, deve ser de 65 milhões de euros; e o fluxo de caixa ultrapassará os 85 milhões de euros.

O resultado financeiro e o plano estratégico divulgados pela empresa agradaram os investidores. Isso fez com que as ações da companhia subissem 1,23% na tarde desta terça-feira, 22, alcançando 7,40 euros por ação.