O Banco Central (BC) aprovou nesta terça-feira, 22, o compartilhamento de dados das operações de crédito rural com terceiros interessados, nos mesmos moldes do open finance.

De acordo com o BC, o propósito do compartilhamento, que só ocorrerá mediante autorização dos beneficiários, é ampliar as fontes de recursos financeiros para os produtores rurais, aprimorar os produtos e serviços financeiros disponibilizados, e diminuir a assimetria de informações nesse segmento.

“A expectativa é de que, a partir da ampliação do acesso a essas informações – muitas delas associadas ao perfil do produtor e de suas atividades – tanto o sistema financeiro quanto outros fornecedores de funding, como o mercado de capitais, ofereçam condições mais favoráveis e adequadas às necessidades dos produtores rurais. Essas informações poderão ser utilizadas, ainda, por agências de rating, auditorias, certificadoras e outras entidades de propósito semelhante, o que também pode contribuir para ampliar a oferta de crédito ao produtor rural, com a redução dos efeitos provocados pela assimetria de informação”, afirma comunicado da autoridade financeira.

O sistema estará disponível a partir de 2 de maio deste ano.