O uso do celular como carteira é um dos temas mais quentes na indústria móvel atualmente. Não param de surgir novos serviços de m-payment, mesclando as mais diversas tecnologias e interfaces presentes nos celulares. A mais recente delas vem da Europa e consiste em aliar a comunicação por aproximação (NFC) e a cobrança na conta telefônica, conhecida como "direct billing". O projeto nasce de uma parceria entre as empresas RapidNFC (especializada na confecção de etiquetas NFC) e txtNation (agregadora de soluções de mensagens de texto e billing).

A ideia é simples: permitir a venda de produtos através da aproximação entre um telefone e uma tag NFC, e ter a cobrança feita a posteriori, na conta telefônica do usuário, sem a necessidade de qualquer cadastro prévio. Ao aproximar seu telefone da etiqueta, o navegador do aparelho abre na tela de venda do produto e basta um clique para efetivar a compra. Uma mensagem de texto é enviada em seguida, confirmando a aquisição. Ou seja, dispensam-se cartões de crédito e contas bancárias.

A solução funciona em qualquer país cujas operadoras trabalhem com o padrão de identificação MSISDN. Para realizar a compra com apenas um clique, o usuário precisa estar conectado à rede 3G ou 4G da sua operadora. Se estiver em uma rede Wi-Fi, precisará informar seu número telefônico.

A primeira experiência está sendo realizada com a Payforit, uma solução da própria txtNation de billing direto para conteúdos móveis.

Análise

O billing direto pode ser usado para a venda de bens digitais em geral. Para produtos físicos, seria necessário modificar a regulamentação de serviços financeiros em diversos países, inclusive o Brasil. Outro problema por aqui é a alta carga tributária sobre serviços de telecomunicações, o que encarece qualquer serviço cobrado na conta telefônica.