Por muito tempo, o BBM, aplicativo de mensagens instantâneas da BlackBerry, ficou restrito aos usuários com smartphones da mesma marca. Em outubro passado, o serviço finalmente foi expandido para plataformas de concorrentes, começando por Android e iOS, como parte de uma estratégia de aumentar a base mundial de usuários do BBM. O próximo passo é levar o BBM para Windows Phone. O app ganhará uma versão para o sistema operacional da Microsoft dentro de alguns meses, informa o diretor de desenvolvimento de negócios do produto na BlackBerry, David Proulx. Alguns modelos da família de smartphones Lumia virão com o BBM pré-embarcado, adiantou o executivo. E haverá também uma versão para a plataforma Nokia X, versão de Android adotada pela Nokia.

"A melhor maneira de conquistar novos clientes é através dos clientes atuais", disse Proulx, em teleconferência com jornalistas latino-americanos nesta terça-feira, 22. Atualmente o BBM possui no mundo 85 milhões de usuários únicos ativos por mês. Desse total, 65%  (42,3 milhões) utilizam o app diariamente. Proulx ressaltou que os números de usuários ativos são mais importantes do que de downloads para um serviço de mensagens instantâneas, pois revelam a importância do app no dia a dia de seus usuários.

Enquanto se prepara para aportar no Windows Phone, a BlackBerry desenvolve uma importante atualização da versão para Android e iOS, que incluirá integração com Dropbox e Glympse, além de algumas das novidades de monetização da plataforma, como o BBM Channel, serviço de canais para marcas proverem conteúdo patrocinado.

O executivo também revelou planos da BlackBerry de lançar um serviço pago de criptografia para as mensagens do BBM e de criar um produto de transferência de dinheiro dentro da plataforma de mensagens.

Tela Viva Móvel

O diretor geral da BlackBerry no Brasil, João Stricker, participará de um painel sobre o mercado de mensagens instantâneas no 13º Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no World Trade Center, em São Paulo. O mesmo painel contará com as participações de Luiz Felipe Barros, country manager do Viber no Brasil; Valter Wolf, diretor de marketing da GSMA no Brasil; e Fátima Raimoindi, presidente da Acision para América Latina;

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.