Controlar o entra e sai de portarias de edifícios comerciais e condomínios residenciais pode levar a grandes filas de espera para o visitante entrar. Os procedimentos (pegar identidade, tirar foto, procurar a pessoa para autorizar a entrada)  podem levar alguns bons minutos. Pensando em acelerar esse processo e gerar mais segurança aos prédios, a Evo Systems desenvolveu o Go Visit, sistema online que permite o controle de acesso e identificação das pessoas.

Visitante recebe o link para iniciar cadastro de entrada na portaria

A solução funciona da seguinte maneira: o visitante recebe um link do Go Visit em seu smartphone via SMS, WhatsApp ou e-mail. Não é preciso baixar nenhum aplicativo. Ao entrar no link, ele pode se cadastrar no sistema. Para isso, precisa preencher suas informações e tirar uma selfie. A partir daí, as informações do visitante são sincronizadas automaticamente com o sistema da portaria e é gerado um QR Code no celular do visitante que deve ser mostrado na portaria. Ao ler o código, o sistema pode solicitar que o aprovador autorize a entrada ou pode ter a opção de convite VIP, que consiste na entrada direta do visitante, sem que o contato de dentro do prédio precise autorizar novamente sua entrada. De qualquer forma, o aprovador recebe uma mensagem em seu smartphone avisando-o de que a pessoa chegou.

O Go Visit também conta com sistema de reconhecimento facial. Para isso, a solução usa a câmera da portaria, mesmo. Ela faz o reconhecimento facial e autoriza a entrada do visitante.

O Go Visit gera relatórios para análise da portaria e o síndico tem acesso a informações como número de visitantes, horários, destinos, quantidade de pessoas no edifício naquele momento, entre outros dados customizados, de acordo com cada necessidade, além de monitoramento sobre o (status) do visitante com informações sobre autorização e históricos, por exemplo.

A solução é flexível e pode ser integrada a outras ferramentas de acesso como catracas, câmeras, alarmes ou qualquer automação ou sistema de segurança existente. Caso entreguem crachás para os visitantes, o porteiro terá apenas o trabalho de digitar seu número para associá-lo ao visitante. Ou, se precisam verificar a identidade, é possível fazer isso, mas será apenas para conferir e não para preencher um cadastro. A digitalização e a foto foram eliminadas do processo com a solução da Evo Systems.

Go Visit pode ser usado em desktop, nas portarias, smartphones e em tablets

“Temos uma estimativa de que o porteiro leva pelo menos dois minutos ou mais para fazer o cadastro de uma pessoa. Com o nosso sistema, agilizamos em 50% o acesso da pessoa ao edifício”, disse o sócio-diretor da Evo Systems Leonardo Dominguez Dias.

Crescimento

O Go Visit foi lançado em fevereiro a partir de uma parceria com a Wires, empresa especializada em soluções inteligentes de gestão de acesso, que precisava fazer o controle de entrada e saída de uma grande indústria em São Bernardo do Campo (SP). Com o sucesso da implementação, a Wires tornou-se parceira na comercialização do produto. Atualmente, a empresa implementou o Go Visit num condomínio em Campinas e está em negociação com outros cinco. Outro acordo em curso é com uma empresa parceira que possui mais de 30 mil clientes em potencial.

Seu modelo de negócios consiste na cobrança de uma taxa de adesão e uma mensalidade junto ao condomínio.

“Aprovador” pode receber mensagem para autorizar entrada

Privacidade

O cadastro do visitante está armazenado no Go Visit. Assim, ele não apenas está acessível para o edifício onde usou pela primeira vez a solução como para qualquer outro estabelecimento com o sistema. “Mas escondemos esses dados. Usamos criptografia para que ninguém acesse essas informações”, explica.

Totem

O próximo produto a ser apresentado ao mercado será um totem que identifica a placa de veículos. O sistema será semelhante, com o registro prévio do motorista e do carro. O sistema fará o reconhecimento da placa e do motorista, via reconhecimento facial, e, se tudo estiver nos conformes, é liberada a entrada do automóvel no local. O totem vem com uma catraca que pode ter entrada para o leitor de cartão, caso o condomínio exija esse tipo de sistema de reconhecimento. “Estamos em fase de homologação do protótipo. Acredito que em três meses ele será validado. Será rápido porque é uma tecnologia, a de reconhecimento de imagem, que já usamos em outras soluções para empresas como Bradesco e Cetesb”.

“O desafio é encontrar a melhor solução e ter um cuidado especial com a experiência de uso, que deve ser fácil e simples para o visitante e para o usuário. A segurança deve ser eficiente, mas imperceptível”, completa Dias.