O Multibank Caixa, serviço de dinheiro móvel da Caixa Econômica lançado originalmente em parceria exclusiva com TIM e Mastercard, será integrado a outras operadoras celulares. No momento, o serviço funciona em caráter de teste beta em 12 estados do Brasil e terá seu lançamento nacional no segundo semestre. Somente depois disso será levado a outras teles. Será o primeiro serviço de dinheiro móvel do Brasil a trabalhar simultaneamente com mais de uma operadora.

Enquanto isso, a Caixa já negocia com as demais operadoras já tendo assinado contrato com duas delas, revelou Jorge Pedro de Lima Filho, superintendente nacional de cartões e de meios de pagamento eletrônicos da Caixa, em palestra na Ciab nesta quarta-feira, 22, em São Paulo. O executivo não abriu os nomes das operadoras com contrato assinado, mas é provável que sejam Claro e Oi, pois ambas descontinuaram seus serviços próprios de dinheiro móvel, enquanto a Vivo mantém o Zuum, em parceria também com a Mastercard.

"A ideia que estamos trabalhando com as teles é termos uma única processadora para integrarmos a solução de forma inteligente. Queremos ter uma conta pré-paga da Caixa com cada operadora", disse o superintendente do banco.

O Multibank Caixa funciona em qualquer celular, inclusive feature phones, pois realiza a sua comunicação através da tecnologia USSD. Outra novidade do serviço será o lançamento em breve de um aplicativo móvel, para aqueles usuários que possuem smartphone. Cabe ressaltar que o público alvo principal do Multibank Caixa são pessoas desbancarizadas. Hoje, uma parcela significativa de clientes da Caixa não possuem conta no banco, mas utilizam serviços financeiros da instituição, como o recebimento do Bolsa Família.

Samsung Pay

O Samsung Pay está muito perto de ser lançado no Brasil. A Caixa conseguiu realizar nesta quarta-feira sua primeira transação com o serviço de pagamento por aproximação da fabricante sul-coreana, informou Lima Filho. Os demais grandes bancos brasileiros também farão parte do lançamento comercial, que é esperado para acontecer antes do início das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Atualização: Cabe ressaltar que a marca "Multibank" pertence à TIM. Logo, quando a Caixa lançar com outras operadoras, precisará adotar um nome diferente.