Um relatório da polícia confirmou que o motorista que estava dentro do carro autônomo que causou um acidente fatal em Tempe, Arizona, estava assistindo a vídeos no Hulu. A motorista de segurança do veículo, Rafaela Vasquez, olhou para a tela de um smartphone com o serviço de streaming 204 vezes durante 43 minutos, informou o TechCrunch, que teve acesso ao documento de 318 páginas.

Durante a condução do veículo, Vasquez estava assistindo ao reality show The Voice em seu dispositivo móvel. Como resultado, a condutora deixou de prestar atenção por 3,67 milhas das 11,8 milhas (5,9 de 18,9 km) percorridas, aproximadamente 31% do percurso.

O acidente do último dia 18 de março resultou na morte da ciclista Elaine Herzberg, além de causar uma suspensão nos testes da Uber com carros autônomos em estradas do Canadá e dos Estados Unidos. Na visão da polícia, se a motorista estivesse com os olhos na estrada, ela poderia ter visto Herzberg e evitado a colisão.

Agora, o caso será encaminhado para a corte de Maricopa, Arizona. Se for considerada culpada, Rafaela Vasquez pode ser condenada por homicídio veicular. Em nota, um porta-voz da Uber ressaltou que todos os motoristas de segurança são instruídos a não utilizarem dispositivos enquanto dirigem, e, agora vão reforçar essa norma para os seus condutores.

Outro relatório, da National Transportation Safety Board (NTSB), revelou parcela de culpa da Uber também no caso. O documento preliminar demonstrou que o sistema de autonomia do carro – Volvo XC90 – identificou a ciclista e demandou uma manobra de emergência. Porém, o sistema de freio emergencial estava desligado durante a direção autônoma, pois a companhia queria reduzir um potencial comportamento errático.