A Uber decidiu nesta quarta-feira, 23, encerrar as operações de carros autônomos no Arizona. A empresa afirmou que sairá do estado e que todos os seus quase 300 motoristas de testes serão demitidos. A notícia foi relatada pela primeira vez pelo site Arizona Republic e se espalhou pela Internet. A mudança ocorre depois que um dos carros sem motorista da Uber matou um pedestre em Tempe, Arizona, em março, enquanto estava em modo totalmente autônomo.

O acidente aconteceu à noite e foi capturado por câmeras de vídeo dentro do carro. Um vídeo mostra imagens do pedestre andando de bicicleta por uma estrada escura no momento do impacto. Outro vídeo mostra o motorista de segurança sentado ao volante constantemente olhando para seu colo. Ele olha para cima quando o carro colide com o pedestre.

De acordo com o site CNET, junto com seu programa de carros autônomos, a Uber disse que também está tirando seu programa de caminhões sem motorista do Arizona. A empresa afirmou que, provavelmente, começará suas operações de caminhão novamente em outro estado, “quando for a hora certa”. A empresa disse que também tem a capacidade de testar os caminhões em sua sede de veículos autônomos em Pittsburgh, na Pensilvânia.

Embora o programa de autodireção da Uber tenha sido suspenso na Califórnia em 2016, a empresa está de volta em boas relações com o estado. Ele disse que está em negociações sobre testes de veículos autônomos com o governador da Califórnia, Jerry Brown, o departamento estadual de veículos automotores e as cidades de São Francisco e Sacramento. O cronograma para a retomada desses testes não está claro.