A China terá em 2023 uma base instalada de 5,8 bilhões de dispositivos com assistentes inteligentes embutidos ou capazes de receberem comandos de assistentes inteligentes à distância. O número será o dobro do mercado dos Estados Unidos, informou a Canalys. O motivo, segundo a empresa de análise, é a imensa população aliada a consumidores com poder econômico e entusiasmo para adotar tendências emergentes em Internet das Coisas.

Dispositivos para a casa, como ar-condicionado, fechadura, TV e refrigerador, que poderão ser operados por um assistente inteligente via rede, atingirão 3,6 bilhões em 2023 e representarão 54% da base, seguidos pelos aparelhos de segurança e vigilância domésticas, com 22%. A Canalys prevê que os lares chineses terão em média sete dispositivos domésticos compatíveis com um smart assistant até 2023, sendo os eletrodomésticos os que mais contribuirão para o crescimento.

Por sua vez, a quantidade de dispositivos com assistentes inteligentes embutidos deve chegar a 2,2 bilhões de unidades na China em 2023. Dispositivos embutidos, para a Canalys, são aqueles com assistentes inteligentes integrados com a capacidade de interpretar comandos de voz e agir sobre eles ou retransmitir os comandos para dispositivos compatíveis fora do local. No caso, o smartphone continuará a ser a principal categoria de dispositivos para assistentes inteligentes em 2023, com 59%.

“Fabricantes chineses de smartphones, como Huawei, Oppo e Vivo, estão mudando suas estratégias para criar ecossistemas IoT com assistentes inteligentes, especialmente voltados para residências com alto-falantes inteligentes ”, disse Jason Low, analista sênior da Canalys.