A Viasat, operadora de satélites norte-americana, fará parte do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Pita-BA), reforçando a presença da empresa na região.
Anunciado na última sexta, 18, em cerimônia na Base Aérea de Salvador, um Memorando de Entendimento foi firmado entre a Viasat e o Senai Cimatec para desenvolver tecnologias como conectividade via satélite, Internet das Coisas (IoT), comunicação direta entre dispositivos (D2D) e satélites personalizados.
Além de apresentar as primeiras empresas parceiras, foi inaugurado o laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do Senai Cimatec Aeroespacial. O evento contou com representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), Ministério da Defesa, governos estadual e federal, bem como instituições do setor educacional.
O Pita-BA é um projeto voltado para o fomento da indústria aeroespacial, criado no final do ano passado por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa foi dividida em fases e deve levar 20 anos para ser consolidada, por meio de parcerias com instituições privadas.
A ideia é promover soluções tecnológicas para setores de aviação, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma. Além disso, o foco também está na geração de impacto econômico regional.