Os bancos de desenvolvimento dos países do bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para impulsionar aplicações digitais com uso de Distributed Ledger (DLT) e Blockchain. O BNDES foi o representante brasileiro. Assinaram o acordo o State Corporation Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank), da Rússia; o Export-Import Bank of India (Exim Bank), o China Development Bank (CDB) e o Development Bank of Southern Africa Limited (DBSA), da África do Sul.

O MoU tem validade de cinco anos e prevê a exploração de oportunidades em aplicações das tecnologias DLT e blockchain, no financiamento de infraestrutura e em outros setores. A proposta é que aumente a transparência a essas instituições, assim como a rastreabilidade de recursos.

Não é a primeira vez que o BNDES faz cooperação com bancos de desenvolvimento no uso de tecnologia blockchain. No início do ano, foi feita uma parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW para maior controle do ciclo de vida das operações financeiras do Fundo Amazônia, por meio do aplicativo com tecnologia blockchain TruBudget.