O jogo móvel Fortnite (Android, iOS), da Epic Games, chegou a marca de US$ 200 milhões de receita com vendas in-app via App Store, desde seu lançamento em março deste ano. Uma análise recente da Sensor Tower revelou que o desempenho financeiro do jogo é similar ao Clash Royale, que alcançou a mesma soma também cinco meses após o lançamento do jogo no marketplace da Apple.

O Fortnite está à frente de outros dois games de sucesso no universo mobile: Honor Kings da Tencent, que teve uma renda de US$ 77 milhões nos cinco primeiros meses; e Knives Out da NetEase, que obteve U$ 65 milhões.

Quando analisado por país, o crescimento se deu principalmente nos Estados Unidos: 63% do gasto total do jogo é oriundo dos gamers norte-americanos, algo próximo de US$ 126 milhões. Para se ter uma ideia, a Grã-Bretanha, segundo país que mais gerou receita ao game, teve um faturamento 90% menor, US$ 10 milhões, 5% do total de gastos dos jogadores.

Para a Sensor Tower, a Epic Games deve ganhar US$ 450 milhões até o final de 2018 com o Fortnite. A soma indica que isso acrescentará mais US$ 75 milhões aos cofres da Apple, pois a empresa já ganhou US$ 60 milhões com a divisão de 30% da receita pela venda do game em seu marketplace.

Vale lembrar, no caso do ecossistema Android, a desenvolvedora do jogo resolveu não usar o sistema de billing da Google Play e lançou o jogo mobile em seu próprio site. Esta ação pode resultar em US$ 50 milhões a menos para o Google até o fim do ano, uma vez que não terá participação na divisão de receita com vendas in-app.