A Epic Games decidiu que não vai lançar seu jogo de battle royale, o Fortnite, na Google Play. Em seu lugar, a desenvolvedora colocará o arquivo de instalação Fortnite Launcher em seu site, como informa o site Tech Crunch.

Segundo o presidente da companhia, Tim Sweeney, a ideia de sua empresa sempre foi lançar os jogos “diretamente para os consumidores”, ou seja, sem intermediários. O game sairá neste trimestre, verão nos Estados Unidos. Além disso, ele deve ter competição nas batalhas de campo entre usuários de PC, consoles, iOS e Android, o chamado cross-play.

No entanto, o real motivo para não lançar o jogo no marketplace de aplicativos pode estar ligado à cobrança feita pelo Google em compras dentro do jogo. Para cada venda, 30% do valor é abocanhado pelo Google, sendo que a Apple obtém os mesmos 30% com a versão do jogo para iOS.

Lembrando, o Fortnite (iOS) é um game freemium – gratuito, mas com compras in-app. Sendo um dos principais sucessos globais em jogos mobile, sua receita móvel depende exclusivamente das compras dos consumidores dentro do jogo. Com 7 milhões de downloads apenas na loja da Apple, os jogadores de 83 países gastaram mais de US$ 150 milhões em compras dentro do game mobile, que foi lançado em março deste ano. Os dados são do Sensor Tower.

Sem a chancela do Google, a Epic Games terá 100% do faturamento móvel com dispositivos Android. Além disso, se o Fortnite mantiver o sucesso que teve no iOS, com os gamers de dispositivos de OS do Google, muito provavelmente, teremos um movimento de lançamentos de apps de games fora dos marketplaces, e até uma eventual redução de participação de receita da App Store e da Google Play.

Por outro lado, há um fator que a Epic Games não adicionou ao seu modelo longe da Google Play: a segurança. Embora os downloads via launcher deem mais liberdade financeira à companhia, os jogadores podem encarar problemas, pois precisam liberar o acesso para instalar apps fora da loja. Este tipo de ação pode deixar seus smartphones abertos a ataques externos, se mantiverem essa opção desativada após baixarem o jogo.